segunda-feira, 22 de julho de 2013

A evolução do Chá de Panela




Chá de panela existe desde sempre. Ás vezes é chamado de chá de cozinha, mas o objetivo é o mesmo: diversão e presentes de baixo custo pra casa, já que os presentes mais caros serão oferecidos pelos convidados num outro momento.

Pela tradição, quem organiza o chá de panela/ cozinha é alguma convidada, geralmente irmã da noiva ou cunhada, que providencia uma lista de mimos, distribui os convites pras amigas e lidera a brincadeira.


Porém tudo tem evoluído muito rapidamente e o velho chá de panela/cozinha agora tem seus derivados, como o chá-bar, no qual participam as amigas das noivas com seus respectivos e os amigos do noivo com suas respectivas. O chá de lingerie também ficou popular e tem substituído o tradicional, neste só as luluzinhas participam. E o ainda o chá de Barnela, uma mistura de chá Bar com chá de Panela, onde participam a noiva e suas amigas e o noivo com os seus.

Mas ainda restam algumas dúvidas. Muitas noivas perguntam: qual a diferença entre um e outro?

Na verdade, em questão de etiqueta não há diferença, pois é uma opção de cada noiva. Há aquelas que já têm sua própria casa, com móveis e utensílios e, por isso, fazem o Chá de Lingerie. Outras optam por fazer o Chá de Panela, pois precisam mobiliar uma casa. Já tem aquelas que preferem o Chá Bar, que foi criado para que o noivo participe das brincadeiras junto à sua noiva.

A sugestão é fazer o Chá de Panela convidando a mãe, tias, avós, sogra e pessoas mais velhas ou que prefiram as ideias mais antigas. Para elas, sirva um chá ou um café, junto com um coquetel e doces. Faças aquelas brincadeiras clássicas, com pintura de batom e afins. 

Já para o Chá de Lingerie, convide madrinhas e amigas mais chegadas. Prepare jogos relacionados à intimidade do casal, traga surpresas engraçadas e sirva um champagne ou uma cervejinha. Torne esse encontro mais íntimo, entre amigas mesmo. Algumas noivinhas fazem até em Motéis. É a tendência do momento!

No Chá Bar a sugestão é convidar os amigos do casal. Os convidados levarão, além dos famosos utensílios domésticos, artigos para o bar do casal. O cardápio, por ser um encontro entre amigos, pode ser de sanduíches, mesa de frios, saladinhas, pães, patês, torta e petiscos. As bebidas podem ser coquetéis, sucos, refrigerantes e cerveja.

Você tem a opção de agradar a públicos diferentes e, ainda, terá utensílios novos para sua casa e uma gaveta cheia de lingerie para essa nova etapa de sua vida. 



Confira algumas dicas:

Onde fazer a festa?  Os chás são festas intimistas, apenas para as suas amigas e parentes mais chegadas (20 a 30 convidadas, no máximo). Nada de festa de arromba. Você pode fazê-la na sua casa, no salão de festas do seu prédio ou em um bar pequeno, que abrigue todo mundo com conforto.

Quando fazer a festa? Perto do casamento, mas não tão perto que te atrapalhe com os preparativos para o dia D! Um mês antes do casamento está de bom tamanho para os chás.

Devo dar uma lembrancinha? Não é obrigatório, mas é de bom tom. Se seu orçamento estiver apertado por conta do casamento (que já terá suas lembrancinhas!), não tem problema se você não der um mimo às meninas.

Devo fazer uma lista de presentes? Você pode fazer uma lista de presentes, desde que mantenha o bom senso quanto ao preço – presentes de chás são itens baratos, mas úteis

Confira nos próximos posts ideias para convites, decorção e lembrancinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário